TransportesPúblicos.pt para Android - um manual

Dez 09 2013

TransportesPúblicos.pt para Android – um manual

O TransportesPúblicos.pt disponibiliza a partir de hoje a aplicação em código aberto (open source) OpenTripPlanner que, utilizando os servidores e a informação do TransportesPúblicos.pt, permite o cálculo de itinerários em transportes públicos e bicicleta em qualquer dispositivo com sistema operativo Android.

A aplicação encontra-se ainda em fase de testes, pelo que estamos interessados em conhecer as vossas opiniões e comentários para continuarmos a melhorar. Podem enviar o vosso feedback para:

email

Os pontos seguintes cobrem os principais passos necessários para planear as viagens no seu smartphone.

1. Efetuar o download da aplicação.

A aplicação está disponível gratuitamente no Google Play em:

https://play.google.com/store/apps/details?id=edu.usf.cutr.opentripplanner.android&hl=pt

2. Ligar-se à Internet

A aplicação necessita de acesso à internet seja através de redes Wi-fi seja através de redes móveis.

3. Escolher servidores

O sistema deteta automaticamente a sua localização para escolher o melhor servidor. No entanto, ao abrir a aplicação pela primeira vez aparecerá também um ecrã para que possa efectuar essa escolha. O TransportesPúblicos.pt  é responsável pelos servidores  TP.pt – Madeira, Portugal e TP.pt – Norte, Portugal e desde 1 de Agosto também TP.pt – Portimão,Portugal. Utilizando o botão de “definições” do smartphone e seguindo Opções -> Actualizar lista de servidores é possível alterar o servidor o que pode ser útil para planear uma viagem num local diferente daquele onde vai realizá-la. Por exemplo, encontrando-se no Porto, querer planear uma viagem na Madeira ou em Portimão.

4. Ecrã Inicial

O ecrã inicial é semelhante ao apresentado na figura

Andr1

5. Opções de planeamento

O botão no canto inferior direito do ecrã com um simbolo GPS centra o mapa na localização atual. Esta localização é também o ponto de partida por defeito. Ao clicar nos retângulos de partida ou chegada é possível alterar/escolher a localização do ponto de partida e chegada:

Andr4

Desta forma, é possível escolher o ponto de partida/chegada para a localização atual, a localização de um contacto ou um ponto no mapa. Para a última opção basta deslizar o mapa até ao ponto pretendido e manter a pressão nesse ponto durante alguns segundos.

5.1. Data, hora e modos de viagem

 O botão com o símbolo de um relógio localizado no canto superior direito, permite a definição da data e hora da viagem.

Andr7

Finalmente, o botão no canto inferior esquerdo (com três traços horizontais) permite a escolha das opções de planeamento: caminho mais rápido, mais seguro, com menos transbordos e opções de meio de transporte: transportes públicos, apenas autocarro, apenas comboio, a pé ou de bicicleta.

6.Planear

Com todas as opções definidas basta clicar no botãoAndr8

localizado no canto superior direito para obter as soluções de viagem.

7. Soluções de viagem e descrição de percurso

O percurso é representado a azul com os símbolos a indicarem locais de transbordo/alteração de modo de transporte. O retângulo cinzento define os limites de planeamento e o menu ao fundo do ecrã quando clicado mostra as três soluções de viagem sugeridas.

Andr5

Por último, a descrição detalhada da viagem pode ser obtida, utilizando o botão com o símbolo da seta localizado no canto inferior direito.

Andr2

Leave a Reply

Your email address will not be published.