A solução de planeamento de viagens no TransportesPúblicos.pt inclui mais informação do que aquela que é visível diretamente. Neste artigo exploramos os diferentes componentes da solução de viagem utilizando como exemplo uma rota entre o Passeio Alegre e Serralves no Porto cujo resultado é apresentado na figura seguinte.
Representado no mapa está o percurso total da viagem. O símbolo do viajante dentro do ícone verde indica que a viagem começa com um percurso a pé. Este percurso encontra-se desenhado a cinzento entre o marcador verde e o marcador com o símbolo do autocarro. O percurso em transportes públicos, neste caso autocarro, aparece de seguida representado a vermelho. Finalmente, o último troço do percurso requer uma pequena caminhada entre a paragem e o destino final identificado com o marcador vermelho.
O painel do lado esquerdo expõe informação adicional sobre a viagem
São dadas sempre três soluções para o percurso pedido, indicando a hora de partida e chegada, o tempo total do percurso e o número de transbordos (não inclui os percursos a pé). O fundo branco indica a opção seleccionada. Neste exemplo, a primeira. Se pretendermos comparar o percurso das restantes opções no mapa, basta passar o ponteiro do rato por cima de cada um dos retângulos e o percurso alternativo é desenhado no mapa a côr suave.
Se compararmos as diferenças entre as duas figuras vemos que na figura da direita, a segunda opção aparece com fundo mais claro no painel e o percurso está representado no mapa com uma cor mais suave.
No painel da esquerda temos também indicações sobre o percurso a seguir. Nas partes do percurso a pé, clicar em “Mostrar detalhes” expande o painel indicando os nomes das ruas e as instruções de como prosseguir.
Clicando em cada uma das linha de instruções, temos ainda a opção de visualizar o local exato com o Google Streetview (c)
Para os percursos em transportes coletivos temos informação sobre o nome da linha, o destino, o nome da paragem de partida e de chegada, assim como a duração estimada da viagem, o operador e um link onde podemos obter mais informação sobre o operador.
Finalmente, no final do painel de planeamento temos um resumo da viagem seleccionada, assim como três botões:
Inverter – regressa ao painel inicial invertendo o ponto de partida e chegada (por exemplo para planear uma viagem de regresso);
Editar – regressa ao painel inicial para modificar a viagem planeada;
Imprimir – abre nova janela com os detalhes da viagem formatados para impressão;
Ligação – Link com o percurso, que pode ser enviado por email.