Novo Diretor Geral da DG MOVE

Mai 19 2014

Novo Diretor Geral da DG MOVE

DGMOVE - Public Transport Portugal Transportes Publicos Portugal

Passaram relativamente despercebidas nas últimas semanas as notícias relacionada com as recentes alterações nas posições de topo nas direcções gerais da Comissão Europeia. Embora a maior parte das mudanças não levantem muito interesse, no que se refere ao setor da Mobilidade e dos Transportes, devemos prestar especial atenção já que a Direção Geral da Mobilidade e dos Transportes (DG MOVE)  é agora liderada pelo português João Aguiar Machado.

Para quem não conhece, a DG MOVE é a estrutura da Comissão Europeia responsável por completar o mercado interno de transportes, por implementar a agenda de inovação no setor da Mobilidade e dos Transportes, por gerir os fundos comunitários ao nível da mobilidade e dos transportes, por desenvolver a rede de infraestruturas nos corredores de transportes europeus e por defender os interesses europeus neste setores junto de organizações internacionais.

A Direcção-Geral encontra-se sob a tutela do Comissário Europeu dos Transportes (até às eleições de 25 de Maio o Sr. Siim Kallas) e conta com seis direções com letras de A a E e uma direção de recursos partilhados, especificamente:

  • A – Coordenação política e segurança;
  • B – Rede Europeia de Mobilidade;
  • C – Mobilidade Inovadora e Sustentável;
  • D – Logística, Transportes Marítimos e Terrestres e Direitos dos Passageiros;
  • E – Aviação e Assuntos internacionais dos transportes;
  • Direção de Recursos Partilhados DG MOVE/DG ENER.

Conta ainda com a responsabilidade por diversas agências europeias, nomeadamente, a European Maritime Safety Agency (EMSA) com sede em Lisboa, a European Aviation Safety Agency (EASA), a European Railway Agency (ERA), a Executive-Agency for Competitiveness and Innovation, a Trans-European Network Executive Agency e o SESAR Joint Undertaking.

João Machado sucede no cargo ao alemão Matthias Ruete, diretor-geral desde 2010. De acordo com o CV disponível no portal da DG MOVE, João Machado trabalha nas instituições Europeias, em particular na DG TRADE desde os anos 80 e ocupa atualmente e desde 2009 o cargo de Deputy Director-General para as Relações Externas na Direcção Geral do Comércio (DG TRADE) coordenando as relações com a Ásia e a América Latina. Trabalhou durante anos nas delegações da Comissão Europeia no Japão e em Genebra (Organização Mundial do Comércio) e foi responsável por alguns dos acordos bilaterais da UE em matéria de comércio livre.

Com o professor José Manuel Viegas como secretário-geral do International Transport Forum e o Dr. João Machado como diretor-geral da  DG MOVE, dois dos mais importantes cargos internacionais  ao nível da mobilidade e dos transportes são agora ocupados por portugueses.

Leave a Reply

Your email address will not be published.