Braga é, como a maior parte das aglomerações portuguesas, uma cidade onde a bicicleta está praticamente ausente da paisagem urbana. Existe, no entanto, um grupo cada vez maior de pessoas que, desinteressadamente, vai introduzindo mudanças na mentalidade e no governo da cidade.
Um desses grupos é o Braga Ciclável, que mantém um blogue onde vão surgindo novidades sobre a ciclabilidade da cidade de Braga. Mais interessante ainda é o mapa por eles criado, que procura, de uma forma gráfica, demonstrar não só a infraestrutura ciclável da cidade mas também as possíveis evoluções, nomeadamente analisando os fluxos dos ciclistas pela cidade e colecionando sugestões sobre bicicletários. O Braga Ciclável conseguiu mesmo uma reunião com a Câmara de Braga para discutir as políticas urbanas relativas à bicicleta, e no ano que passou ganhou o Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta, atribuído pela FPCUB.
Na sequência de tantas boas notícias, decidimos propôr uma formação que desse aos ciclistas urbanos de Braga as ferramentas para tornarem a busca do TransportesPúblicos.pt mais amiga das bicicletas. A formação decorreu no dia 19 de fevereiro, no edifício da Junta de Freguesia de São Vìctor.
Depois duma introdução ao OpenStreetMap e ao funcionamento do TransportesPúblicos.pt, a formação focou os seguintes temas:
- desenho de vias
- categorias de vias
- nomeação de vias
- sentido das vias
- número de portas
- restrições
- viragem obrigatória (turn restriction)
Dentro do tema específico das bicicletas, falámos também do mapeamento de bicicletários, essenciais a uma utilização diária da bicicleta. Falámos também de outros graus no mapeamento, nomeadamente:
- inclinação de vias
- velocidade máxima
- pavimento
Por último, a pedido dum dos assistentes, descrevemos o processo de mapeamento de divisões administrativas. A formação contou com sete jovens estudantes do curso de Engenharia Informática, a quem agradecemos a atenção e disponibilidade.